ÚLTIMOS PAGAMENTOS

Diversity (0.01568682 BTC) | Prolific (50,47£) | Diversity (0.0078 BTC) | MoneySMS (13,12€) | ClixSense ($57.53) | NeoBux ($256.13) |Vê todos os comprovativos...
Menu

Sinais que revelam um site SCAM

scam cuidado dinheiro alerta atenção attentio allertNo último artigo dedicado aos sites SCAM, publicado aqui no blog com o título "O princípio do fim de um site SCAM", expliquei o caminho tendencioso da maioria dos sites Paid To que praticamente já nascem condenados ao fracasso. Esse destino resulta da má gestão de pessoas que, da noite para o dia, se transformam em administradores apesar da falta de experiência ou capacidade para gerir um negócio deste tipo.

Praticamente 9 em cada 10 sites Paid To não vão conseguir manter uma situação sustentável por mais que um par de meses, muitos vão fechar antes de causar prejuízos consideráveis aos seus membros, mas outros vão continuar online tornando-se SCAM (não pagam aos membros), enganando o maior número possível de pessoas durante o tempo que tal for possível. São estes sites que eu vos quero ajudar a identificar com este artigo.

Antes de mais têm de saber que não existe nenhuma maneira infalível para detetar um site SCAM, existem apenas sinais que nos ajudam a adivinhar o desfecho de um site. Para os detetares apenas tens de fazer as seguintes perguntas...

1- Quem é o administrador?

Antes de registar num novo site deves investigar o passado do administrador. Procura saber se já teve outras experiências com negócios do mesmo género e como correram.

Utilizando ferramentas online de pesquisa WHOIS temos acesso aos detalhes pessoais do Admin como o nome próprio ou da empresa.
  • Se este é o primeiro site que está a administrar devem apenas ter atenção aos sinais que vai dando no primeiro ano online.
  • Se já teve outros sites que, por algum motivo, falharam ou estão com problemas, o mais certo é acontecer o mesmo com o seu novo site.
Caso os dados do Admin estejam ocultos e ele evite que a sua identidade seja tornada pública, é muito provável que tenha um passado obscuro ou se esteja a preparar para enganar alguém e evitar ser apanhado.

2 - O domínio está pago por quanto tempo?

Continuando a utilizar a ferramenta de pesquisa WHOIS, atenta na data em que o domínio do site vai expirar.
  • Se o domínio está pago por um período alargado (2 anos por exemplo), esse será um ponto positivo para o Admin, demonstra que a sua ambição é (pelo menos) tentar criar um negócio duradouro.
  • Se o período do domínio é curto é caso para estar apreensivo, mas tenham em conta que esse prazo pode ser alargado a qualquer altura.
O domínio é a marca do site, um Admin com ambição vai querer preservar a sua marca enquanto for dono do negócio.

3 - Em que plataforma corre o site?

Tal como expliquei no artigo anterior sobre sites SCAM, hoje em dia é muito fácil e barato conseguir um script pronto-a-usar para arrancar com um site Paid To da noite para o dia. Mas da mesma forma que é fácil criar também se torna fácil abandonar o projeto assim que apareçam os primeiros problemas.
  • Se o site que pretendes experimentar está a utilizar um script único e criado de raiz pelo Admin, devem acrescentar muitos pontos à sua credibilidade.
  • Se o site utiliza um script igual a muitos outros lembrem-se que, assim que estiver em apuros, o Admin não terá muitos problemas de consciência se decidir torna-lo SCAM.
Um site que utilize um script pronto-a-usar não deve ser desconsiderado só por esse motivo, hoje em dia há muitos sites honestos a operar nessas plataformas, no entanto um Admin que se dá ao trabalho de criar algo original demonstra que entrou neste negócio para marcar a diferença e depois de tanto trabalho vai fazer tudo ao seu alcance para que o seu projeto resulte.

4 - De quem é o direito de propriedade do site?

O site que estás a investigar pertence a uma empresa registada ou depende da boa vontade de uma pessoa em nome singular?
  • Se pertence a uma companhia o Admin demonstra que tem uma visão de negócio a longo prazo para o seu projecto.
  • Se existe apenas uma pessoa singular por trás do site é provável que venha a ter problemas com os processadores de pagamentos (por exemplo).
Não é obrigatório que exista uma empresa por trás do projecto mas sabemos como as pessoas singulares costumam atravessar muitos problemas enquanto gerem um site Paid To, principalmente com processadores de pagamentos como o PayPal, motivo que leva muitos sites a fechar.

5 - O que oferece o site e quantos membros já receberam?

scam cuidado roubado enganado dinheiro dicasA maioria dos sites que aparecem hoje em dia tem na sua página inicial, bem à vista de quem os visita, o número de membros registados bem como o valor já pago. Apesar de ser impossível calcular uma média de ganhos por membro, podemos calcular por alto se o valor já pago alcança uma grande parte dos membros ou não.
  • Se o site tem um valor alto de pagamento aos membros pode ser um sinal de que está a pagar normalmente.
  • Se o site já tem muitos membros mas um valor baixo de pagamentos feitos pode ser sinal de que está com atrasos nos pagamentos ou existem regras (ocultas para quem não conhece o site), que obrigam o membro a investir antes de poder receber.
Também devemos ter atenção às ofertas de lançamento, muitos sites oferecem, por exemplo, o upgrade grátis aos primeiros 1000 membros ou anúncios auto-patrocinados de alto valor por clique. Estas promoções podem parecer uma vantagem para os membros mas podem revelar-se desastrosas para um Admin que pode facilmente perder o controlo da sustentabilidade do site.

6 - Estará protegido contra ameaças online?

Os sites Paid To têm vindo a atrair as atenções de muitos grupos de hackers online que se aproveitam das falhas de segurança que muitos Admins, a maioria com poucos ou nenhuns conhecimentos de programação, não conseguem detetar ou corrigir.
  • Se o site tem, entre outras, proteção SSL certificada, assegurará mais segurança e credibilidade ao seu negócio.
  • Se o site arrisca operar sem qualquer protecção vai-se tornar num alvo mais que certo de um ataque.
Estes sistemas de segurança não só são importantes para prevenir potenciais obstruções ao normal funcionamento do site (como ataques DDoS), como também para proteger os dados pessoais dos membros.

Não significa que um site protegido não se torne num SCAM, mas não deixa de ser uma demonstração de que o Admin se preocupa com o seu negócio e tem intenções de o manter credível e seguro.

7 - O que os motores de busca acham do site?

Os motores de busca (como o Google), continuam a ser a melhor opção para pesquisar sobre a opinião geral que os utilizadores de sites Paid To têm sobre o site que estamos a investigar. Ao procurar pelo nome do site mais a palavra SCAM iremos receber muitos resultados que devem ser observados com calma.
  • Se o site não apresenta resultados de denúncias de que é SCAM, é sem dúvida um bom sinal.
  • Se existem muitas denúncias de que o site é SCAM, convém lê-las com atenção porque podem ser reais.
Nem todas as denúncias devem ser tomadas como credíveis, muitas vezes encontramos membros a acusar um site que lhes apagou a conta sem motivo quando na verdade eles desrespeitaram as regras do site. Mas sem dúvida que um site com tantas referências à palavra SCAM merece muita atenção.

Podes também procurar por listas em blogs dedicados a este tema como a Lista de Sites a Evitar presente neste blog, onde vais encontrar os casos mais flagrantes.

8 - Há quanto tempo foi o site lançado?

Tal como disse no início deste artigo, a grande maioria dos sites que aparecem da noite para o dia não vai conseguir manter-se operacional por mais que um par de meses, existe como que uma linha imaginária no tempo que define que nenhum site deve ser considerado fiável antes que cumpra o seu primeiro aniversário online.
  • Se o site já tem mais de um ano e a opinião geral dos membros é positiva, está na hora de o experimentares.
  • Se o site acaba de ser lançado cuidado, as dificuldades ainda estão para chegar e não sabes se o Admin será capaz de os resolver.
Alguns dos problemas que levam muitos Admins a abandonar o seu projeto nos primeiros meses: apercebem-se que o script tem falhas e quando tentam corrigi-lo o site fica indisponível levando os membros ao desespero, os processadores de pagamentos começam a pedir ao Admin que verifique o seu negócio e muitos não têm como fazê-lo, o Admin apercebe-se que fez mal em oferecer anúncios com o valor mais alto do que podia pagar e percebe que está a sair mais dinheiro do que a entrar...entre muitas outras situações que fazem o Admin escolher entre fechar o site ou torna-lo SCAM.

Em conclusão: sim, continua a ser possível ganhar dinheiro com sites Paid To, há muito bons negócios por aí com Administradores bem competentes onde podemos depositar a nossa confiança na tentativa de obter um lucro considerável, mas tal como em todos os negócios, não só online, também há muita gente capaz de vos enganar caso não estejam preparados para perceber os sinais.

Estes são os 8 avisos que vos deixo, recomendando também a leitura dos seguintes guias por mim escritos:

Partilha:

ganha fácil dinheiro ganhar
Sobre o autor deste blog

Chamo-me David mas sou conhecido online por Dav7, nick que utilizo em muitos fóruns. Criei este blog em 2007 para partilhar as minhas dicas para Ganhar Dinheiro na Internet. Quem quiser enfrentar a crise com algum dinheiro extra no fim do mês, veio ao sítio certo!

No Comment to " Sinais que revelam um site SCAM "

payza paypal neteller exchangers