ÚLTIMOS PAGAMENTOS

Diversity (0.01568682 BTC) | Prolific (50,47£) | Diversity (0.0078 BTC) | MoneySMS (13,12€) | ClixSense ($57.53) | NeoBux ($256.13) |Vê todos os comprovativos...
Menu

Dicas para proteger a tua conta PayPal ou Payza

segurança phishing paypal payza cuidado attention dicasDiariamente somos bombardeados com novas formas de fraude electrónica, destinadas a tentar roubar-nos qualquer tipo de informação sensível como os números de cartões de crédito, ou mesmo os dados de login das nossas contas bancárias.

Um dos métodos mais utilizados online é o chamado ataque Phishing (pescar), que se realiza através do envio de um email falso que tenta imitar a identidade de empresas populares (como são o caso do PayPal e do Payza), com o objetivo de levar a vítima a fornecer os seus dados pessoais ao atacante.

Desde que inaugurei o Ganha Fácil tenho alertado os leitores para estes perigos, tendo até compilado uma série de tentativas de ataques de que fui alvo que podem encontrar no marcador Ataques Phishing. Com este artigo pretendo partilhar algumas dicas simples de seguir, mas que tornaram a tua conta (tanto do PayPal como do Payza), mais segura.

Tem a certeza de onde estás

A melhor maneira para teres a certeza que entras em segurança no site do processador que pretendes, é entrares diretamente através do teu browser favorito (Internet Explorer, FireFox, Chrome), digitando manualmente o endereço do site pretendido: https://www.PayPal.com ou https://www.Payza.com.

Não te esqueças de acrescentar a implementação "s" ao endereço, assim garantes que estás a entrar através de uma ligação segura e criptografada garantindo assim a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais.

Podes saber mais sobre estes meios de proteção no artigo: O que é a encriptação SSL e como mantém os sites seguros.

Há informações que não se pedem por email

Tanto o PayPal como o Payza nunca te vão pedir por email nenhuma das seguintes informações:
  • primeiro e último nome;
  • nome do teu negócio;
  • endereço email e password;
  • número do cartão de crédito, conta bancária ou PIN;
  • número de segurança social e de carta de condução.
Este é um exemplo de um email fraudulento que recebi recentemente:

payza phishing cuidado attention scam

Se algum dia receberes um email a pedir este tipo de informações é porque foste alvo de uma tentativa de phishing, mas não fiques preocupado, basta elimina-lo que nada te vai acontecer!

Nunca faças o download de anexos

Se receberes algum email que te instrua a fazer o download de um anexo, actualização de software, ou qualquer outro tipo de aplicação para o teu computador através de um link dado no email, ignora-o completamente.

O PayPal ou Payza nunca te vão pedir que faças qualquer download para que a tua conta se mantenha operacional.

Uma boa password é essencial

Cria uma password única para cada site e modifica-a a cada 30 ou 60 dias. Esta medida de segurança pode parecer simples mas é uma das barreiras mais difíceis de ultrapassar por quem nos tenta roubar a conta.

password cuidado atenção

Sê criativo e evita passwords evidentes!

Na dúvida denuncia

Se achas que recebes-te algum email fraudulento em nome do PayPal ou Payza, reencaminha-o para o centro de segurança da respectiva empresa visada:
Caso só te tenhas apercebido do ataque depois de já teres cometido o erro de enviar a informação pessoal, as próximas horas serão cruciais para resolveres o problema:
  • Muda imediatamente a password e pergunta de segurança do site visado no ataque;
  • Se divulgaste alguma informação relativa ao cartão de crédito ou conta bancária, contacta o teu banco para que te ajudem a resolver o problema;
  • Revê o histórico de transacções da tua conta, se encontrares movimentos estranhos pede apoio.
Os autores destes ataques podem levar dias até utilizarem os dados que te roubaram, mas numa situação destas cada segundo perdido pode fazer a diferença na protecção do teu dinheiro!

Segue estas dicas e mantém a tua conta em segurança, pode ser fácil ganhar dinheiro na internet, mas se não tivermos cuidado tão facilmente o perdemos!

Partilha:

ganha fácil dinheiro ganhar
Sobre o autor deste blog

Chamo-me David mas sou conhecido online por Dav7, nick que utilizo em muitos fóruns. Criei este blog em 2007 para partilhar as minhas dicas para Ganhar Dinheiro na Internet. Quem quiser enfrentar a crise com algum dinheiro extra no fim do mês, veio ao sítio certo!

No Comment to " Dicas para proteger a tua conta PayPal ou Payza "

payza paypal neteller exchangers