ÚLTIMOS PAGAMENTOS

FutureTalkers (9,80€) | Diversity Fund (0.00094btc) | NeoBux ($256.13) | ClixSense ($65.39) | LinkILike (11,71€) | NeoBux ($143.97) Vê todos os comprovativos...
Menu

O que são investimentos Peer to Peer ou P2P

Investimentos Peer to Peer (também conhecidos pela abreviatura "P2P"), são uma forma simples de conectar investidores com tomadores de empréstimos ou mutuários de uma forma quase direta. Esse papel é tradicionalmente desempenhado pelas entidades bancárias mas graças à tecnologia P2P podemos agora cortar os bancos da equação, o que resulta em vantagens para ambas as partes:
  • Mutuários: conseguem financiamento mais rápido e com melhores taxas de juro;
  • Investidores: conseguem obter um maior retorno que noutros produtos bancários.
Esta conexão fica a cargo de uma plataforma online que gere e avalia os pedidos de empréstimos, permitindo aos investidores receberem o seu retorno pago mensalmente pelos mutuários em forma de juros programados.

Como funcionam os investimentos Peer to Peer

Hoje em dia uma operação de investimentos P2P pode ser estruturada em quatro grupos essenciais que em conjunto tornam este modelo de negócios possível e cada vez mais atrativo ao público, são eles: o investidor, a plataforma, o credor e o mutuário.

empréstimos p2p peer to peer lender dinheiro

Vamos então perceber a importância de cada grupo.

O investidor

Resumidamente são os investidores que fornecem o dinheiro! Existem várias plataformas no mercado onde os investidores podem criar conta, carregar o saldo através de uma transferência bancária, por cartão de crédito ou outro método, para depois começarem a analisar a oferta de empréstimos listados e comprarem os que mais lhes agradam.

Dependendo das regras exclusivas de cada plataforma, em regra cada investidor só compra uma fração de cada empréstimo para diversificar o seu risco. As restantes frações são compradas pelos restantes investidores da plataforma até que o mutuário consiga obter o valor total de que pediu.

Após essa compra o investidor passa a ter direito a receber os juros estabelecidos no ato da compra até que receba a totalidade do valor investido.

A plataforma

As plataformas P2P têm a importante função de conectar os investidores com os mutuários. Elas atuam como um mercado listando todos os pedidos de empréstimos que podem ser comprados, sendo depois responsáveis por receber e realizar os pagamentos entre investidores e credores.

A plataforma também é responsável por relatar o desempenho de cada empréstimo através de uma ficha única para cada crédito ao mesmo tempo que mantém um registro dos investimentos detidos por cada investidor.

As plataformas podem ser independentes dos emprestadores que originaram os empréstimos ou podem fazer parte do mesmo grupo.

O credor

Os credores são os responsáveis pelas relações com os tomadores de empréstimos. Nas suas competências estão incluídas a verificação do crédito pedido, a avaliação de garantias, a estruturação de empréstimos, a execução de procedimentos e documentos legais bem como o envio e recebimento de pagamentos.

Eles também são os responsáveis por recuperar quaisquer pagamentos atrasados, que podem incluir atividades de cobrança de dívidas e ativação das garantias. Os credores geralmente recebem (e mantêm) as taxas de acordo pagas pelos mutuários. Alguns credores dão a totalidade dos juros para aos investidores, alguns tomam uma parte dos juros que o mutuário paga.

O mutuário

Ao pesquisar as listas de pedidos de empréstimo nas plataformas, vamos encontrar vários tipos de mutuários que tanto podem ser empresas como indivíduos. As empresas que recorrem aos empréstimos P2P são geralmente pequenas ou médias empresas, grande parte delas ligadas ao setor imobiliário.

Estes mutuários são avaliados pelas plataformas que classificam o seu grau de confiança de acordo com vários parâmetros, criando assim um grau de risco que é apresentado aos investidores e através do qual estes decidem se devem ou não emprestar dinheiro a essas empresas.

O que é o mercado secundário e para que serve

Uma grande parte das plataformas de empréstimos Peer to Peer oferece aos seus clientes investidores a possibilidade de utilizarem o chamado “mercado secundário” para que possam negociar empréstimos entre si. Estes mercados são uma ferramenta preciosa e essencial para que alguns investidores se registem nas plataformas.

Nestes mercados o investidor pode vender o ou os empréstimos que tem em carteira, sobre o qual está a receber juros, mesmo antes de o prazo do mesmo tenha vencido. Há vários motivos para o fazer, geralmente essas vendas antecipadas ocorrem porque o investidor pode necessitar de ter o dinheiro em mão antes do tempo que previa, o que cria algumas oportunidades de negócio interessantes para outros investidores que podem assim conseguir diversificar a sua carteira de empréstimos por um bom valor.

Uma grande vantagem em comprar empréstimos no mercado secundário é que geralmente o histórico desse mutuário já tem algumas informações importantes sobre o seu cumprimento...ou não cumprimento de pagamentos!

Um negócio em crescimento

O mercado das plataformas de empréstimos P2P tem vindo a crescer de forma bastante significativa. Temos hoje uma variedade enorme de plataformas a operar com resultados bastante positivos o que leva cada vez mais pessoas a experimentar e recomendá-las aos seus amigos.

Com o aparecimento das garantias Buyback, que asseguram que o dinheiro investido será sempre recuperado na totalidade em caso de incumprimento do mutuário, é agora mais seguro apostar neste negócio para garantir aquele rendimento extra com taxas de retorno bastante mais elevadas que as que qualquer banco pode garantir.

Se ficaste motivado e com vontade de experimentar visita a minha página de plataformas P2P recomendadas e contacta-me se tiveres dúvidas.

Um agradecimento ao site Explore P2P que serviu de guia para a criação deste artigo.

Partilha:

ganha fácil dinheiro ganhar
Sobre o autor deste blog

Chamo-me David mas sou conhecido online por Dav7, nick que utilizo em muitos fóruns. Criei este blog em 2007 para partilhar as minhas dicas para Ganhar Dinheiro na Internet. Quem quiser enfrentar a crise com algum dinheiro extra no fim do mês, veio ao sítio certo!

No Comment to " O que são investimentos Peer to Peer ou P2P "

payza paypal neteller exchangers